22/11/2023 Comunicado de imprensa

NO ÂMBITO DA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO LOCAL DO PROJECTO MOZAMBIQUE LNG: CAPACITAMOZ BOOTCAMP FOMENTA A INOVAÇÃO E REFORÇA COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS DE JOVENS MOÇAMBICANOS

O projecto Mozambique LNG, operado pela TotalEnergies EP Mozambique Area 1 Limitada, organizou recentemente, em Pemba, no âmbito da sua Estratégia de Conteúdo Local, a primeira edição do CapacitaMoz Bootcamp, que se revelou uma experiência enriquecedora em inovação e empreendedorismo para os jovens participantes.

O evento, que constituiu uma plataforma dinâmica de aprendizagem e capacitação para os 28 jovens participantes, premiou, no final dos cinco dias de trabalho, as ideias mais inovadoras e/ou com maior potencial de criar impactos positivos no mercado.

“Sinto-me preparado para uma dimensão diferente de liderança na minha empresa, e o CapacitaMoz Bootcamp foi, para mim, um impulso para poder alavancar as receitas da minha empresa”, disse Félix Sumunitato, que arrebatou o primeiro lugar no CapacitaMoz Bootcamp com soluções inovadoras para uma agricultura sustentável. Tanto a inspiração como a transpiração que dedicou ao sector do agronegócio impressionaram o júri que lhe garantiu meio milhão de meticais e, ainda, a participação no concurso nacional “Get in The Ring”, uma competição global presente em mais de 100 países. Sumunitato destacou que a participação no CapacitaMoz Bootcamp, que classificou de “fabulosa e desafiadora” é, por si só, muito gratificante para quem quer progredir no universo empresarial: “Agora, vou engrenar com mais intensidade e mais força no mundo do empreendedorismo”, garantiu.

O segundo lugar coube à Valódia Pires, cuja empresa tecnológica, a Fine Dining, está a desenvolver uma aplicação de reservas em restaurantes e de entregas ao domicílio. A inovação valeu à jovem empreendedora 350 mil meticais e garantiu-lhe também a formação em ferramentas de produtividade oferecida aos três primeiros classificados.

A ideia associada ao CES - Centro de Educação Sustentável, que oferece cursos focados em competências cruciais para a entrada e permanência no mercado de trabalho, garantiu o terceiro lugar a outra mulher, Birgite John. Para a jovem empreendedora premiada com 150 mil meticais, a participação no CapacitaMoz Bootcamp foi uma experiência “incrível e inovadora, e permitiu-me aprender um pouco mais sobre a minha empresa. Foi também um espaço onde pude fazer parcerias, criar sinergias, conhecer outros negócios e, desta forma, impulsionar também o meu negócio”.

Leonardo Nhavoto, gestor de Conteúdo Local da TotalEnergies EP Mozambique Area 1 Limitada, afirmou. “Estamos particularmente satisfeitos com a energia, entrega e criatividade demonstradas pelos jovens empreendedores participantes, que foram essenciais para o sucesso do CapacitaMoz Bootcamp. Acreditamos que a exposição dos jovens empreendedores a ideias inovadoras, o seu contacto com investidores e outros empreendedores, e as competências adquiridas nos workshops, na mentoria especializada e na partilha empírica de informação serão uma mais-valia para os seus negócios.”

Nhavoto referiu ainda que o CapacitaMoz Bootcamp é mais uma iniciativa que dá expressão concreta a uma das vertentes fundamentais da Estratégia de Conteúdo Local do projecto Mozambique LNG: “A formação e incremento das competências e habilidades dos jovens moçambicanos é, para nós, uma prioridade. A sua dinâmica empreendedora, criatividade, capacidade de inovação, e gestão rigorosa podem contribuir para o desenvolvimento sustentável de Moçambique. Com iniciativas como o CapacitaMoz Bootcamp, queremos contribuir para esse desiderato e inspirar a próxima geração de líderes de negócios no País”.

Depois de Pemba, Maputo recebe a próxima edição do CapacitaMoz Bootcamp de 27 de Novembro a 1 de Dezembro, numa organização do projecto Mozambique LNG direccionada a jovens moçambicanos empreendedores, ou representantes de start ups, cujos negócios estejam a funcionar há mais de seis meses e menos de três anos e que tenham, ainda, uma ideia ou conceito de negócio bem definido e com um cariz inovador e criativo.

Sobre o projecto Mozambique LNG

O projecto Mozambique LNG é o primeiro desenvolvimento em terra de uma fábrica de gás natural liquefeito (GNL) no país. O projecto inclui o desenvolvimento dos campos Golfinho e Atum, localizados na Área 1 Offshore, e a construção de uma fábrica com duas unidades de liquefação com capacidade de 13,12 milhões de toneladas por ano (MTPA). A Área 1 contém aproximadamente até 65 Tcf de recursos de gás, dos quais 18 Tcf serão desenvolvidos com as duas primeiras unidades de liquefação.

A TotalEnergies EP Mozambique Area 1 Limitada, subsidiária detida a 100% pela TotalEnergies SE, opera o projecto Mozambique LNG com uma participação de 26,5%, juntamente com a Mitsui E&P Mozambique Area1 Limited (20%), a ENH Rovuma Área 1, S.A. (15%), ONGC Videsh Rovuma Limited (10%), Beas Rovuma Energy Mozambique Limited (10%), BPRL Ventures Mozambique B.V. (10%), e PTTEP Mozambique Area 1 Limited (8.5%).

Sobre a TotalEnergies

A TotalEnergies é uma empresa multi-energias mundial de produção e comercialização de energias: petróleo e biocombustíveis, gás natural e gases verdes, energias renováveis e electricidade. Os seus mais de 100.000 colaboradores estão comprometidos com uma energia cada vez mais económica, mais limpa, mais fiável e acessível ao maior número de pessoas possível. Presente em mais de 130 países, a TotalEnergies coloca o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões no centro dos seus projectos e operações para contribuir com o bem-estar das pessoas.

Relações com a Imprensa:

Hélder Ossemane - +258 82 323 4200, [email protected]