17/10/2021 Comunicado de imprensa

TOTALENERGIES APOIA ESFORÇOS DO GOVERNO PARA RESTABELECER SERVIÇOS PÚBLICOS NAS ÁREAS AFECTADAS PELO CONFICTO EM CABO DELGADO

A TotalEnergies está a apoiar os esforços do Governo para restabelecer os serviços públicos nas regiões afectadas pelo conflito em Cabo Delgado através da doação de escritórios e alojamentos temporários.

A empresa entregou hoje 16 pré-fabricados ao Governo Provincial de Cabo Delgado que vão servir de alojamento temporário para professores, enfermeiros, polícias e outros funcionários públicos, de forma a permitir o seu regresso aos distritos de Macomia e Quissanga.

A TotalEnergies está também a apoiar os esforços para a melhoria das instalações da Clínica de Saúde de Palma.

Maxime Rabilloud, Director Geral da TotalEnergies em Moçambique, referiu que o regresso dos serviços públicos às áreas afectadas é essencial para restabelecer a estabilidade e confiança das comunidades locais.

Desde os ataques ao Distrito de Palma, ocorridos no passado mês de Março, que a TotalEnergies e os seus parceiros do projecto Mozambique LNG têm prestado apoio às populações de Palma, bem como aos deslocados internos na Província de Cabo Delgado, tendo providenciado mais de 190 toneladas de bens alimentares.

Por outro lado, no rescaldo imediato dos ataques, a equipa médica do Projecto baseada em Afungi prestou assistência de emergência a mais de 300 membros da comunidade. O Projecto também facilitou a evacuação para Pemba de quase 3.000 [2.796] dos membros mais vulneráveis da comunidade.

Sobre a TotalEnergies

A TotalEnergies é uma ampla empresa de energia que produz e comercializa energias em escala global: petróleo e biocombustíveis, gás natural e gases verdes, energias renováveis e eletricidade. Nossos 105.000 funcionários estão comprometidos com uma energia cada vez mais acessível, limpa, confiável e acessível para o maior número de pessoas possível. Presente em mais de 130 países, a TotalEnergies coloca o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões no centro de seus projectos e operações para contribuir com o bem-estar das pessoas.

Sobre a TotalEnergies em Moçambique

Presente em Moçambique há quase 30 anos, a TotalEnergies Moçambique é um dos principais intervenientes no mercado de produtos derivados do petróleo downstream - rede de postos de abastecimento de combustível, clientes industriais e de mineração, lubrificantes e logística. A Total possui uma participação no mercado estimada em 14%.

Sobre a TotalEnergies EP Mozambique Area 1, Limitada

A TotalEnergies EP Mozambique Area 1 Limitada, uma subsidiária integral da TotalEnergies, opera o Projecto Mozambique LNG, com uma participação de 26,5%, juntamente com a ENH Rovuma Área 1, S.A. (15%), Mitsui E&P Mozambique Area1 Limited (20%), ONGC Videsh Rovuma Limited (10%), Beas Rovuma Energy Mozambique Limited (10%), BPRL Ventures Mozambique B.V. (10%), e PTTEP Mozambique Area 1 Limited (8.5%).