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Trabalhando Juntos para Encontrar Melhores Soluções

  

Trabalhando Juntos para Encontrar Melhores Soluções

Anna Emmanuel Lidimba, OLC e facilitadora da comunidade Mondlane
na discussão sobre o mecanismo de reclamações.

 

Em apoio ao envolvimento da comunidade, que se concentra no mecanismo de reclamações da comunidade, foi desenvolvida uma série de produtos convidativos e interactivos de informação, educação e comunicação. Os materiais de IEC - incluindo um folheto de bolso e um vídeo de animação ilustrado - são usados para alcançar diferentes segmentos nas comunidades, garantindo que aqueles que desejam usar o mecanismo tenham compreensão de como este funciona e tenham confiança em usá-lo.
A equipa de Assuntos Comunitários e Sociais realiza as respectivas sessões de consciencialização durante reuniões da comunidade e sessões de grupos focais com facilitadores da comunidade, líderes comunitários e comités de reassentamento da comunidade. Depois que esses indivíduos e estruturas da comunidade são formados no uso do mecanismo e tenham domínio da aplicação, auxiliado pelo uso dos materiais de IEC, eles podem explicar e responder a perguntas sobre o mecanismo nas suas próprias comunidades. 

Os materiais de IEC contam a história fictícia de Yumna, uma jovem trabalhadora de uma comunidade na área do Projecto. Um dia, enquanto trabalhava na sua machamba, Yumna encontra dificuldades e decide usar o mecanismo de reclamação da comunidade do projecto para ajudar a resolver a sua dificuldade. O vídeo de animação é narrado da perspectiva de Muanassa, uma animadora da CLO do projecto, que apoia Yumna por cada uma das etapas do processo de reclamações até que a sua reclamação seja resolvida e ela esteja satisfeita com a resolução.
 

Grievance awareness - Senga - CLO coordinator with community facilitator and CRC reps

Ernesto Phiri, coordenador de OLC, a discutir os detalhes do mecanismo
de reclamações da comunidade com o Facilitador da Comunidade
de Senga e representantes do Comité de Reassentamento da Comunidade.

 

A equipa de Assuntos Comunitários e Sociais considerou os materiais de IEC úteis como ferramentas de ensino. Como todas as personagens descritas nos materiais - Yumna, sua avó, líder da comunidade, facilitador da comunidade e outros membros da comunidade - possuem características e comportamentos reconhecíveis, os membros da comunidade podem se imaginar usando o mecanismo e ver como ele pode ser usado para efectivamente resolver as respectivas reclamações.

 

Grievance awareness - CLO with community facilitator in Senga

Ernesto Phiri, coordenador de OLC, a discutir os detalhes do mecanismo
de reclamações da comunidade com o Facilitador da Comunidade
de Senga e representantes do Comité de Reassentamento da Comunidade.

 

Uma mensagem que surge regularmente durante as sessões que se concentram no mecanismo de reclamações é que o processo está enraizado no diálogo. Discussão e comunicação abertas são ingredientes-chave para a resolução colaborativa e construtiva de reclamações, ou, nas palavras de Muanassa, a CLO no vídeo de animação: “Conversar entre si, com a comunidade e com o projecto, torna a vida melhor.”

Veja o vídeo de animação e o folheto de bolso do mecanismo de reclamações da comunidade do projeto:

 

 

 

Língua suaíli